Ferramentas de desenvolvimento

Como configurar o MongoDB com Docker e Docker Compose para seu ambiente de desenvolvimento

Este vídeo mostra como configurar e subir o MongoDB facilmente em seu ambiente de desenvolvimento local com container Docker para conectar seus bancos de dados MongoDB com suas aplicações e APIs.

Você verá na prática (formato hands on) como subir os serviços: MongoDB e Mongo Express para conseguir desenvolver e gerenciar seu banco de dados. O Docker compose foi usado para facilitar ainda mais seu trabalho e o setup do seu ambiente de desenvolvimento.

No exemplo também mostro a opção com o MongoDB Compass, ferramenta client oficial da MongoDB para visualizar e gerenciar seus bancos de dados não relacionais (NoSQL), seja para conexão local ou em nuvem.

Ao final, então você será capaz de montar seu próprio ambiente local de DEV para trabalhar com esse tipo de banco de dados em sua máquina e ainda aprenderá a trabalhar com o Docker Compose, ferramenta que aumentará muito sua produtividade para trabalhar com contêineres Docker. Também verá como você é simples configurar e conectar suas APIs ao seu banco de dados Mongo e NoSQL.

No exemplo, utilizamos a API (backend) de controle de tarefas no estilo “ToDo List/Manager” que criamos em outro vídeo aqui do canal. Se é novo aqui, não deixe de conferir os outros vídeos e posts do site ou a playlist completa lá no Youtube. (Links no final deste post)

Se você é novo no mundo do desenvolvimento ou com esse tipo de configuração, este vídeo com certeza irá te ajudar bastante.

Para contribuir que esse conteúdo chegue a mais pessoas, não deixe de curtir e compartilhar este vídeo.

Assim estaremos ajudando mais pessoas a aprender a desenvolver e configurar suas aplicações de forma totalmente acessível e gratuita.

Para ficar atualizado em relação aos conteúdos desse canal, continue acompanhando aqui no site e inscreva-se no canal do Youtube! 😉

Endereço do vídeo de criação da API do exemplo:

https://www.youtube.com/watch?v=9vbT-nF_JM8

Endereço do vídeo de criação e envio da imagem do container da API ao Docker Hub:

https://www.youtube.com/watch?v=RkYMEbY2Rqo

Endereço do código-fonte da API – Github:

https://github.com/jpprobr/demo-taskmanager-api

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *