CarreiraProdutividade

Gratidão, retro 2022 e a importância dos objetivos

Buenos/buenas a todos os reflexivos que estejam passando por aqui…

Este será um post mais que especial para mim, pois será uma espécie de revisão com celebração… e claro, muita gratidão e reflexão para novos aprendizados (sempre)!

De modo geral, considero que esse foi mais um daqueles anos atípicos pra mim e felizmente, posso dizer que teve um saldo bem mais positivo. Então, embora tenha sido recheado de desafios, tenho muito a agradecer.

Neste ano decidi fazer uma pequena retro aqui em formato de post (pela primeira vez) para compartilhar algumas coisas que aconteceram comigo em 2022 e extrair algumas ideias e reflexões sobre isso e sobre a importância de definirmos alguns objetivos para nossas vidas e carreira.

Não sou, nem tenho a pretensão de ser nenhum guru ou especialista no assunto, pelo contrário, tento buscado aprender cada vez mais sobre assuntos como esse e quem sabe compartilhando aqui eu não possa te inspirar, ao menos, um pouquinho com exemplos mais práticos! 😉

Importância de definir objetivos e metas

Se você não define seus objetivos, você não define um rumo e com isso você não consegue direcionar seus pensamentos. Sem essa direção fundamental, você também não conseguirá alterar comportamentos e muito menos formar hábitos em prol dos seus sonhos e das realizações que você deseja obter.

É claro que nem sempre sua visão e suas ideias estarão muito claras, mas acredito que esse “refinamento” e essa clareza só irão melhorar com o tempo com muita experimentação, ou seja, com muita prática e a repetição.

Você pode até achar que estou viajando, mas antes de ignorar ou desistir de imediato, considere pelo menos fazer o teste com apenas um de seus objetivos… (quem sabe este ano :D).

Não acredito que apenas definir os objetivos e metas, já causarão um “poder mágico (ou secreto)” para sua realização, como vendem por aí… Pelo contrário, por mais que esse passo seja crucial e talvez até o mais importante, é apenas o primeiro passo. O caminho da realização costuma exigir dedicação e persistência. Obviamente que alguns casos exigirão maior grau destes dois aspectos e podem exigir até alguns sacríficios, também em menor ou maior grau. Não tem mágica ou milagre, de um jeito ou de outro, temos que partir para ação. Afinal, sem ação não há RealizAÇÃO.

Enfim, o ponto principal que quero trazer nesse tópico e que me motivou a vir compartilhar nesse post é que realmente acredito que essa prática de “Projetar Objetivos” e “Persistir com as metas”, quando realizada de maneira realmente intencional e consistente tem o poder de mudar muita coisa em nossa vida e também de moldar uma vida ou uma carreira. Não é atoa que tenho tentado aplicar esse pensamento em quase tudo que no meu dia a dia, em forma de hábitos ou desafios. Não há nada de muito novo aqui, apenas o intuito de reforçar a ideia simples porém poderosa de manter nosso objetivos e metas no holofote constantemente, ao invés de lembrarmos deles apenas nas viradas de ano.

Sem sonhos, a vida não tem brilho. Sem metas, os sonhos não têm alicerces. Sem prioridades, os sonhos não se tornam reais. Sonhe, trace metas, estabeleça prioridades e corra riscos para executar seus sonhos. Melhor é errar por tentar do que errar por se omitir!

Augusto Cury

Para exemplificar melhor, nas próximas seções, relacionei uma lista de objetivos/desafios que consegui realizar e também alguns que não consegui realizar, chamei aqui “tropeços e aprendizados”. Meu intuito foi evidenciar que mesmo com planejamento e desempenho as coisas podem dar errado e isso faz parte do jogo.

Realizações importantes em 2022

Vou compartilhar aqui de forma bem resumida alguns objetivos que planejei no início de 2022 e que consegui realizar. A lista contém tanto objetivos pessoais quanto profissionais. Alguns dos objetivos são maiores e representei em uma visão mais macro, mas certamente foram quebrados em várias metas menores no decorrer da minha jornada, as quais não mencionei aqui neste post. Segue então a lista:

  • Finalizar projeto de MVP de aplicativo na área de saúde
    • Estive envolvido de projeto de software desde de 2021 na criação e na concepção desde 2020;
    • Havia colocado a meta de terminá-lo antes do final de julho de 2022;
    • Após um esforço direcionado também e colaboração de um colega, consegui terminar a primeira versão (MVP) conforme o previsto; \o/
    • Embora ainda seja um MVP, o projeto trouxe aprendizados interessantes sobre este tipo de projeto.
  • Passar no exame de certificação Microsoft Azure Developer (AZ-204)
    • Trata-se de um exame oficial da Microsoft sobre desenvolvimento de aplicações utilizando os recursos do Microsoft Azure, que inclusive fiz um post aqui no site. O desafio era concluir até o final de maio;
    • Essa prova já estava nos meus planos, mas como foi uma colaboração junto com a empresa que eu trabalhava na época, precisei correr mais que o normal para cumprir o prazo que a empresa havia estabelecido, então após uma intensa dedicação de estudos (acima do normal) consegui atingir a pontuação necessária. (Foi ralado, mas valeu a pena! :D)
    • Confesso que tive que sacrificar boa parte do meu tempo durante quase um mês seguido e parte desse mês era pra ser sido dedicado a um dos meus períodos de férias 🙁 …mas foi uma escolha consciente que fiz e não me arrependo de forma alguma
  • Finalizar MBA
    • Havia colocado a meta de terminá-lo antes do final de julho de 2022 e consegui realizar;
    • Iniciei em 2021 (se não me engano, rsr), mas me comprometi a terminá-lo esse ano para não postergar e também não perder alguns prazos;
    • Precisei me dedicar várias noites e finais de semana para conseguir concluir todos os módulos e cumprir os prazos. Mais uma vez não me arrependendo de nenhum movimento.
  • Aumentar produção de vídeos para compartilhar conteúdos
    • Foram publicados 9 vídeos técnicos no Youtube, também compartilhados aqui no site;
    • Foram criados diversos stories e reels no Instagram. Sei que pode ser muito pouco para muitas pessoas, mas pra mim, que estava começando a operar na rede social, tinha prática zero em criação deste tipo de conteúdo e tive com um tempo bastante limitado, já considero que foi um grande avanço e laboratório para as próximas etapas;
    • O objetivo do ano era criar 12 vídeos, independente da plataforma ou rede social. Considerando então ao todo esse ano foram criados 9 vídeos no Youtube e mais 3 vídeos no Stories do Instagram, consegui atingir o objetivo traçado. \o/
    • Outra realização inesperada (e não planejada) neste tópico, foi que no momento que escrevi este post, já consegui alcançar mais de 28 mil visualizações e mais de 300 inscritos (Um GRANDE agradecimento a todos que colaboraram com o projeto! 😉 )
  • Continuar fazendo posts aqui no blog
    • Ao longo dos últimos anos, tenho (re)descoberto um certo prazer em escrever, então achei interessante continuar o blog
    • Reforço aqui que além da satisfação pessoal que esta tarefa me traz, também vejo como mais uma forma de você conseguir me expressar e compartilhar conteúdo com outras pessoas
  • Conseguir produzir conteúdo para o perfil @programadorReflexivo no Instagram
    • Meu objetivo e desafio aqui foi a criação de conteúdo adaptado ao Instagram;
    • Apesar de ter criado o perfil no final de 2021, foi em 2022 que resolvi me dedicar mais a ele;
    • Embora eu não tenha me dedicado o tanto que gostaria e eu não tenha implementado todas as minhas ideias, já considero que foi uma realização pessoal e profissional, pois recebi feedbacks importantes e que constaram que meu conteúdo conseguiu chegar a algumas pessoas e ajudá-las de alguma forma. Essa era a intenção desde o começo.
  • Viajar para Califórnia, EUA
    • Foi uma grande realização pessoal para mim e para minha esposa, mas que foi um verdadeiro projeto, que envolveu diversas metas menores e que levamos anos planejando e cumprindo etapas (inclusive fazendo várias concessões e ajustes de cronograma, etc.);
    • Ao final valeu muito a pena. Foi uma baita experiência pessoal, conjugal, cultural, com idioma inglês, etc.
  • Conseguir novo reconhecimento profissional
    • Quando defini esse objetivo, considerei o emprego e projeto profissional que eu estava atuando no início do ano;
    • Não estou falando aqui de reconhecimento financeiro, embora também seja muito importante obviamente, mas eu estava buscando algo mais, alguma nova superação profissional. Neste caso a realização veio até de uma forma inesperada, e só percebi após receber vários feedbacks voluntários positivos de pessoas que trabalhavam comigo. Alguns vieram em momentos ainda mais importantes pra mim (pessoalmente falando);
    • Uma observação importante é que talvez este tenha sido um dos casos mais subjetivos de analisar e portanto um dos mais difíceis de mentalizar. Outro ponto é que embora os feedbacks positivos sejam bons e importantes em muitos casos, cada vez mais tenho a certeza de que nem sempre eles virão de forma muito clara ou talvez até nem aconteçam e tudo bem…
    • Aqui talvez tenha um grande “Pulo do Gato”Quem disse também que precisamos depender totalmente de feedbacks ou validações externas? (Reflita e depois reflita mais um pouco sobre isso, e se for o caso reavalie seus próprios avanços e também reavalie os ambientes aos quais você está inserido e questione… Será que preciso depender de algum reconhecimento de pessoas do local onde estou? Algumas vezes isso faz sentido, por exemplo se for algum avanço ou conquista que dependa de algum tipo de indicação ou promoção por exemplo, mas muitas vezes, não precisamos depender disso e nossa mente pode estar nos pregando uma peça, criando uma dependência externa desnecessária ou uma limitação que talvez nem exista.
  • Trabalhar em outro projeto ou função ligada ao desenvolvimento de software
    • A realização foi que consegui migrar para outra grande empresa e outro projeto bastante interessante, que também se alinhou com um dos meus interesses pessoais do momento;
    • Considero aqui também toda a riqueza de conhecimento de trabalhar em uma nova equipe, novas pessoas, um novo contexto e todo o desafio da adaptação necessária que vem com essa mudança (que inclusive ainda está rolando :D).
  • Avançar conhecimento sobre tópicos específicos da área de desenvolvimento de software
    • Embora eu não tenha conseguido concluir todos os cursos que havia iniciado, consegui concluir outros e durante a jornada (algo que considero bem mais importante que o certificado em si) consegui adquirir conhecimentos importantes que almejava e por isso considerei como realizados; \o/ (na seção seguinte descrevo a contraparte);
    • Alguns desses tópicos foram: Serviços específicos de Cloud Computing, tópicos de desenvolvimento e arquitetura de software, etc. Alguns inclusive consegui compartilhar aqui no blog.

Teve tropeços em 2022? Sim. E aprendizados? Também.

Como nem tudo são flores, claro que também houveram alguns tropeços no caminho. Embora a gente não goste, precisamos lidar com eles de forma a conseguir extrair lições e ricos aprendizados.

Os objetivos não realizados e os contratempos nos ajudam a lidar com imprevistos que a vida nos traz e com nossas limitações. Assim também aprendemos a refinar nosso alinhamento de expectativas e melhorar nossos próximos planos. Indo um pouco além, acredito que trata-se de uma experimentação contínua, na qual temos que ir ajustando nossos comportamentos e expectativas com nossos objetivos e desafios do momento. Afinal tudo é dinâmico e a estrada é cheia de curvas, não existe linha reta. Sempre haverá surpresas boas e ruins e temos que conviver com elas de um jeito ou de outro.

Alguns tropeços no plano (objetivos planejados mas não realizados) foram:

  • Criar hábito de atividades físicas
    • Embora eu tenha praticado algumas ao longo do ano, fiquei muito longe de bater a minhas metas;
    • Por exemplo, eu tinha traçado o desafio de fazer ao menos 130 dias de atividades físicas no ano. Sei que para algumas pessoas pode parecer pouco, mas para mim no momento já era muita coisa. E eu ainda consegui falhar nisso :(. Agora é paciência e retomada…
  • Voltar a estudar música
    • Para quem me conhece mais de perto, sabe que gosto de música e tenho andando bastante enferrujado nessa prática. Em 2022 estava com a pretensão de retomar e não rolou. Ainda não compreendi totalmente o motivo, mas suspeito que tenha ficado sobrecarregado com outros desafios e afazeres;
    • Para dar uma ideia, cheguei a iniciar um curso de música, mas sem perceber abandonei.
    • Uma das lições que percebi aqui foi ter percebido que nem sempre conseguiremos equilibrar obrigações e hobbies. Mesmo sem perceber fazemos algumas escolhas, certo ou errado só o tempo iremos descobrir, mas ter essa consciência certamente já irá ajudar no futuro…
  • Perder peso
    • Me dediquei um pouco a esse fim no início do ano, mas logo me perdi no hábito de acompanhar mais de perto e de forma recorrente;
    • A lição aqui foi não ter estabelecido bem a rotina de acompanhamento para medir o peso e também conciliar adequadamente com a dieta. Em outras palavras, também não priorizei esse objetivo adequadamente…
  • Criar rotina de conteúdos no Instagram
    • Embora eu tenha gostado da criação de conteúdos para o Instagram, e tenha tido o feedback que já mencionei, a contraparte deste tópico é que, em análise mais lógica, não consegui me dedicar o quanto planejei.
    • Como lição, certamente essa informação será pauta de revisão para que eu avalie se irei realmente me dedicar mais ou menos a esta rede social ou se devo continuar ou não;
  • Ler uma quantidade específica de novos livros e fazer releituras
    • No início do ano de 2022 eu cheguei a conclusão de que não queria ler a mesma quantidade de livros que li em 2021 (12 livros do desafio). Não porque não gostei da experiência, pelo contrário, estava empolgado e queria ler mais na época, mas ao confrontar com todos os outros objetivos da lista e minhas prioridades para o ano, percebi que fazia mais sentido dedicar mais tempo aos outros desafios dessa vez. Mesmo assim, eu tinha pré-estabelecido que queria ler ao menos mais 3 livros novos no ano e fazer algumas releituras dos livros que eu havia gostado mais.
    • Ao final li apenas 2 livros inteiros e parte de outros novos livros (em andamento). Constatei então que ao direcionar mais esforços para outras atividades gerenciei menos essa prática. Embora eu tenha falhado em relação a qtde estabelecida, considero que fiz alguns avanços do ponto de vista de conhecimento. Percebi que lendo menos livros e trechos de outros, pude aprofundar um pouco mais em algumas leituras e me dedicar melhor aos outros objetivos. (olha o insight aqui).
  • Cursos e tópicos que não consegui estudar o quanto planejei
    • Este é uma contraparte do tópico sobre os novos conhecimentos que consegui adquirir, pois também houveram vários tópicos que não consegui me aprofundar o quanto planejei, o que pode indicar que posso precisar rever alguns planos ou que minha expectativa estava alta demais considerando o tempo e energia disponíveis;
    • Achei interessante trazer esse tópico aqui, ainda que de forma resumida, para ilustrar um ponto que considero muito comum na rotina de estudantes, profissionais, programadores… e com isso ajudar a extrair uma reflexão que pode ser importante compartilhar:
      • Assim como eu, muitas pessoas podem estar com problemas no alinhamento de expectativa em relação aos estudos. Esse caso que citei pode indicar uma espécie de autocobrança excessiva que ao invés de contribuir pode nos sufocar e até provocar efeito contrário a nossa realização pessoal e profissional. Não estou afirmando que não devemos traçar metas de estudo, nem se esforçar. O ponto é que acredito que, em paralelo aos nossos esforços, é interesse também desenvolvermos uma capacidade de auto-organização a fim de obter um certo equilíbrio e uma produtividade mais sustentável, sem excessos, tanto nos estudos quanto no trabalho. Afinal, nosso tempo e energia são limitados e sempre haverá mais itens a fazer (ou estudar) do que itens concluídos (Reflita um pouco sobre isso);

Enfim, podemos observar e constatar que mesmo com realizações e tropeços podemos extrair importantes aprendizados de ambos. Será que não seria essa a maior das reflexões?

Como definir objetivos e metas mais factíveis?

Como um exemplo mais simples, em 2021 eu havia traçado o objetivo de ler 12 livros no ano, que eu chamei de “meta do livro 2021” e que eu inclusive compartilhei aqui site e no meu Instagram. Ressalto aqui, que o importante não é a quantidade de itens, atividades ou o período em si, mas sim a observação e a definição de limites para suas atividades que façam sentido para você no momento, de modo que as metas sejam ao mesmo tempo desafiadoras e alcançáveis e que não atrapalhe suas obrigações diárias. Os desafios devem te estimular e não te atrapalhar.

Pode inclusive ser mais interessante começar com limites mais baixos para alinhar suas expectativas e reduzir as chances de frustrações e desmotivações. Mas, caso isso ocorra, também vale lembrar que tudo isso é um processo de aprendizado e autoconhecimento. Pode ser bastante comum errar nas primeiras tentativas de definições de objetivos e metas. Então seja paciente consigo mesmo e não desista, persista!

Outra sugestão aqui, é avançar em pequenos passos e ir subindo a régua conforme as circunstâncias o momento mais adequado pra você.

Utilizei o exemplo da leitura, mas acredito que a ideia se aplica a quaisquer tipos de atividades, sejam para aprender sobre novas tecnologias, novas abordagens, estudar tópicos específicos, fazer cursos, criar conteúdo, etc.

Não vou me estender mais por agora, mas se tiver interesse em aprofundar nesse assunto sobre a melhoria de definição de metas e objetivos, recomendo pesquisar sobre assuntos como Objectives and Key Results (OKRs) e as Metas SMART.

Se for do seu interesse ver sobre esse conteúdo aqui no blog, comenta nesse post ou compartilha comigo de alguma forma nas redes sociais, que também posso tentar trazer a minha visão sobre isso. Talvez até conciliar com assuntos mais específicos como programação, estudos, carreira, por exemplo. Diz aí! 😉

Inspire-se com outras pessoas, mas evite comparações

Outro fator importantíssimo é não se comparar a outras pessoas, pois cada um tem sua própria história, suas características próprias (suas próprias variáveis alterando valores dinamicamente) e naturalmente terá seus próprios objetivos a traçar e alcançar. Então evite cair nessa prática, mesmo que algum guru ou influencer por aí use isso como exemplo, faça suas próprias reflexões e tenha autonomia no processo.

O ponto principal então é que embora você possa se inspirar em outras pessoas ou grupos, as comparações NÃO devem interferir em seus desafios pessoais, porque no final das contas, o que importa são suas próprias decisões e o caminho que você irá percorrer para atingir seus objetivos.

Ainda usando o exemplo do desafio de leitura, se eu fosse me basear em outras pessoas, eu poderia achar que estava lendo muito pouco e desanimar de continuar, porque certamente existem várias pessoas que podem ler uma quantidade maior de livros que eu neste mesmo período, e outras que poderiam ler menos, independente dos motivos ou prioridades… em outra comparação eu poderia achar que estaria lendo os livros errados porque os assuntos são diferentes do assuntos da moda ou do que fulano ou beltrano estava lendo.

Perceba então que eu poderia estar pautando minhas escolhas pessoais em definições alheias que não tem nada a ver com meus objetivos pessoais, comprometendo assim minha autoanálise e minha clareza de intenções.

O ponto é que cada também terá uma prioridade no momento e por mais que, as vezes, possa ser sedutor apenas copiar ou simplesmente seguir alguma dica, é fundamental refletir se isso faz ou não sentido pra você, se irá ou não te trazer algum resultado ou até te prejudicar de alguma forma no presente ou no futuro.

Analisar os resultados e continuar a jornada

Após analisar sobre todos esses pontos e resultados, cheguei a algumas constatações e hipóteses, reforcei outras e também pude obter novas ideias para meus próximos passos. A seguir cito algumas considerações:

  • Ter um um plano ou roadmap de objetivos e metas é mais poderoso do que a maioria das pessoas costuma pensar;
  • É importante investir tempo para planejar e definir bem seus objetivos e metas;
  • É importante investir tempo para acompanhar suas metas periodicamente (mas sem paranóia… seja justo consigo mesmo);
  • Dependendo do seu momento de vida, considere balancear objetos e metas para áreas diferentes da sua vida ao fazer seu planejamento. Por exemplo, talvez você precise acrescentar metas ligadas a saúde ou de lazer por exemplo.
  • Caso o plano não esteja saindo conforme o esperado, não se preocupe exageradamente, ajuste, reveja e se necessário refaça o plano… Talvez você tenha se cobrado muito e colocado muitos objetivos ou muitas metas de uma só vez ou talvez tenha pegado muito leve e não se desafiou o bastante. Vamos lembrar que a vida é dinamica demais para ficar totalmente engessado em planos muito rígidos e exagerados ou situações muito conflitantes. Se precisar de ajudar externa, experimente também, conversar com um amigo, mentor, psicólogo ou outro profissional especializado. As vezes precisamos de alguém olhando com outra perspectiva, e se for para contribuir qualquer ajuda é bem vinda;
  • Feedbacks de outras pessoas ou grupos podem ser importantes, mas não dependa totalmente deles. Faça sua própria autoanálise e tenha sua própria avaliação.

Lembrando aqui que todos esses pontos são apenas minha visão sobre algumas de minhas experiências. Se te ajudou ou te inspirou de alguma forma, fico muito feliz em contribuir… (se possível me deixa saber disso também nos comentários ou no Insta).

Enfim, reflita, programe-se, inspire-se, mas tenha seu próprio RoadMap e se fizer sentido pra você vamos continuando juntos pelo código e além neste merge de ideias e colaboração mútua! (Se você chegou até aqui, já me ajudou muito… meu mais sincero agradecimento!)

Feliz Ano Novo, Próspero RoadMap e muitas RealizAÇÕES! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *