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Explorando o Home Office #2- Ferramentas úteis

Olá mundo!

Continuando a série de posts #Explorando o Home Office. Dessa vez procurei relacionar e listar aqui alguns aplicativos (web/mobile/desktop) que são amplamente utilizados em diversos tipos empresas.

Acredite eles podem facilitar, e muito, sua entrada e aderência ao mundo digital ou ao home office, bem como facilitar muito nas tarefas rotineiras.

Nos cenários em que o teletrabalho ou home office é usado parcial ou totalmente, acredito que muitas delas são fundamentais, do tipo:

“Não sei como viver (ou como vivi) sem este app!”

Também levei em consideração as ferramentas que eu tive algum contato ou experiência. A maioria deles é gratuito, ou possui versão gratuita disponível. Muitos também possuem versão online ou aplicativo móvel e permitem opções de compartilhamento e colaboração.

Não estou citando aqui ferramentas específicas como ferramentas de desenvolvimento de software, ferramentas de gestão empresarial ou de recursos humanos, etc. Por hora, destaquei apenas ferramentas de mercado mais usadas no momento. Posteriormente, em outros posts, posso estar destacando algumas de uso mais específico.

Ferramentas de e-mail e calendário:

Suíte de escritório (Editores de texto, planilha, apresentação, formulários, etc.):

Gestão de Projetos tradicional

  • Microsoft Project — https://products.office.com/pt-br/project/compare-microsoft-project-management-software
    • Possui versões online e off-line. Possui diversos recursos, talvez um dos software mais conhecidos de gerenciamento de projetos tradicionais, Todas as versões são pagas.
  • Bitrix24 — https://www.bitrix24.com.br/ 
    • Pode ser uma boa opção ao Microsoft Project. Tem opções muito bacanas para gerenciar projetos, equipes e empresas online. Funciona online (website) e também possui versão gratuita. Apesar de ter citado ele nessa categoria, acredito que ele pode se encaixar em várias outras, como gestão empresarial, CRM ou suite de escritório por exemplo.

Gestão de projetos ágeis

Gerenciamento/compartilhamento de arquivos em nuvem

Obs.: Todos tem versão gratuita e a versões pagas variam conforme o plano e a capacidade/necessidade de espaço que o usuário escolhe.

Organização e anotações

  • OneNote — Uso muito como um caderno/fichário p/ anotações pessoais e organizar estudos, documentações, etc.
  • Google Keep — https://www.google.com.br/keep/ — Uso em geral para notas rápidas, como frases, números de protocolo, screenshots, listas simples, etc.
  • Evernote — https://evernote.com/intl/pt-br — Já usei, gostei muito, mas prefiro o One Note 🙂
  • Trello — https://trello.com/ — Já citado, acima, mas também pode ser usado p/ anotações. Inclusive, costumo usar em ambos os casos 😀
  • Pocket — https://getpocket.com/ — Uso no navegador e no smartphone para salvar links/artigos que quero ler/arquivar depois.

Desenhos, diagramas, mapas mentais ou relacionados

Design gráfico

  • Canva — https://www.canva.com/
  • Ótimo editor de imagens, banners, etc. Muito útil, principalmente para quem é leigo ou não trabalha diretamente com Design gráfico e precisa criar trabalhos gráficos mais básicos ou rápidos;

Considerações

Bom essa foi uma lista de algumas das principais ferramentas que recuperei aqui das que eu já usei ou tive algum contato. Certamente existem muitas outras.

Caso tenha lembrado de alguma outra dica ou ferramenta que ajude no home office, fique a vontade para sugerir nos comentários. Assim também podemos testar e compartilhar outras. Se houver interesse posso compartilhar dicas específicas de aplicativos ou do uso uso específico de algumas ferramentas.

Se achar que esse conteúdo pode ajudar alguém, compartilhe-o e deixe aqui também os seus comentários. 😀

Sigo disponível para ajudar.

Originally published at http://blog.jp.pro.br on March 27, 2020.

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