CarreiraResenhas

10 benefícios da leitura que percebi com o desafio ‘Meta do livro’

Em 2021 estabeleci junto com minha esposa o desafio de lermos um livro por mês, cada um lendo o livro de sua escolha, ou seja, ao todo, no meu caso, foram 12 livros pra lá de interessantes.

Desde o início do ano passado (2021) e do desafio, buscamos vários aprendizados com cada ideia, ensinamentos e reflexões provocadas pelos livros. Além disso também compartilharmos alguns insights e a evolução do desafio em si através do Instagram, sempre com o objetivo de incentivar e desenvolver o hábito de leitura a todos que também quisessem se participar e se engajar. Quem quiser conferir alguns destes posts na rede social é só acessar os links a seguir:

Link da tag do desafio aqui do blog

Link de posts que usaram a hashtag #metadolivro2021 no Instagram

Link do meu perfil pessoal no Instagram

Ao longo do ano já fui percebendo vários benefícios do desafio. Embora eu tenha postado pequenas resenhas e minha opinião para todos os livros que li, acredito que seria muito improdutivo e, de certa forma, até injusto deixar essas ideias só comigo e que não fazia sentido deixar de listar e compartilhar tais benefícios percebidos. Afinal, ideias boas, são ideias compartilhadas não é mesmo!? 😉

Sendo assim, criei uma lista compilando os 10 benefícios da leitura e também da experiência em si. A lista foi baseada inteiramente na minha opinião e percepção durante o processo. Fruto de vários pensamentos e anotações que resgatei para integrar neste post.

Principais motivações para esse desafio

Sempre tive o costume de lançar alguns objetivos e desafios pessoais, alguns de forma mais consciente e direto, já outros de modo até um pouco mais inconsciente ou indireto. Acredito que precisamos nos desafiar com uma certa frequência e em diferentes aspectos como um modo de nos impulsionar pessoal e profissionalmente. Neste caso escolhi a leitura de vários livros, alguns já estavam na minha lista, outros fui “descobrindo no caminho”, combinando o meu interesse do momento com indicações de leitura.

De modo geral, acredito que o objetivo maior de qualquer leitura é provocar algum tipo de reflexão e com algum tipo de aperfeiçoamento e/ou transformação. Penso que os livros podem trazer contribuições únicas para desenvolvimento pessoal e profissional de qualquer pessoa. Sempre gostei de ler livros, mas nunca havia me lançado a um desafio do tipo antes. Então, embora tenha sido bastante desafiadora, pra mim foi uma experiência única e totalmente benéfica e proveitosa, que vou levar comigo pra sempre (espero conseguir compartilhar ao máximo, para não ficar só comigo :D).

10 benefícios da leitura que identifiquei com o desafio

1 – Desenvolvimento e estimulo do hábito de leitura

Esse talvez seja o benefício mais natural e até óbvio, porque precisei criar e sistematizar meu hábito de leitura de uma forma bem mais direcionada e concentrada do que de costume. No mundo frenético e multimídia de hoje, em que nossa atenção é roubada o tempo todo por redes sociais, vídeos, notícias e todos os outros tipos de distrações, pode estar se tornando cada vez mais desafiador desenvolver e cultivar o hábito de leitura, que em geral está ligado a um conhecimento mais profundo sobre os temas.

Outro ponto é que, no meu caso, por mais que eu já praticasse a leitura, raramente eu me comprometia a fazer desse processo um hábito.

2 – Prática de cumprimento de metas e objetivos (anti proscrastinação)

Este benefício está diretamente relacionado ao item anterior. Sejamos sinceros, quando não lançamos objetivos para algumas atividades ou desafios como esse, temos uma tendência em procrastinar as tarefas. É quase como uma força invisível que tira ou redireciona nossa atenção para outras atividades (geralmente mais fáceis e prazerosas) e assim nos tira do rumo de atingir nosso objetivo, mas o fato de saber que eu tinha que cumprir a meta do mês, criou uma espécie de força oposta a procrastinação e, apesar de ter sido bastante desafiador, o exercício e a evolução diária ou semanal proporcionaram ainda mais força em direção ao cumprimento das metas. O fato de ter deixado isso público, também pode ter contribuído para que eu evitasse uma auto sabotagem (Alguns autores dizem que isso ajuda).

3 – Melhoria de foco e concentração

Muitos também podem achar que trata-se do mesmo tópico anterior, mas uma coisa é você se comprometer e realizar as etapas ou metas, outra coisa é a sua capacidade de foco e concentração diária. Sabe aquela dificuldade de se desconectar de outras coisas e dedicar quase que por completo a uma atividade específica? Então foi exatamente isso que precisei fazer. Separar blocos de tempo e ambiente propício para favorecer o processo de leitura concentrada.

4 – Melhoria do desempenho de leitura

Além do estimulo ao processo de leitura de livros, uma questão inerente ao desafio é a questão da performance pessoal para ler. E quanto ao desempenho de execução também pode ser melhorado assim como qualquer outro exercício. Naturalmente, quanto mais você pratica uma atividade, melhor você tende a ficar nela, certo? Neste caso, pude de fato, perceber algumas melhorias no decorrer do ano. Embora eu ainda não me considere um leitor ávido e constante como muitos que existem por aí, o importante é continuar melhorando em passos e níveis. Vale lembrar também que este não era o meu objetivo principal com o desafio. Eu estava muito mais interessado na obtenção do conhecimento dos livros, mas durante o processo fui percebendo que conforme seu desempenho aumenta, mesmo que aos poucos, o desempenho pode ser um importante impulsionador para novas leituras.

5 – Ampliação do repertório de assuntos (diversificação e variedade de assuntos)

Conforme vamos absorvendo novas ideias e conhecimentos, naturalmente, conseguimos conectar mais pontos, formar novos insights e conhecimentos. E com o tempo e devida prática, podemos também até destravar novas habilidades e competências. Talvez o mais legal é que pode ser um processo cíclico. Matamos a curiosidade sobre alguns pontos e despertamos sobre outros. Afinal, aprender e descobrir pode ser um processo muito prazeroso e poderoso. (Pena que muita gente ainda não pensa assim ou ainda não percebeu isso, não é mesmo?).

Nem preciso dizer o quanto isso é importante para nossa vida pessoal e profissional não é mesmo? Em uma analogia, é como se tivéssemos ampliado nosso arsenal de ferramentas disponíveis para resolver diversos problemas do cotidiano.

6 – Estimular a imaginação e criatividade

Outro benefício evidente da leitura é a expansão da nossa imaginação, pois ao receber novas informações relevantes, nossa mente rapidamente começa a conectar e organizar dados novos com informações já existentes em um processo contínuo de construção e reconstrução de conceitos e do nosso próprio conhecimento. Claro que essa não é uma característica exclusiva da leitura, mas o ponto aqui é que processos como a leitura de livros, por exemplo, favorecem muito a imersão e reflexão necessária para aprofundarmos e melhorarmos nossa compreensão sobre questões mais complexas. Livros de ficção por exemplo, são um prato cheio para nossa imaginação porque nos permitem experimentar realidades alternativas. Já com os livros de não-ficção, podemos, de certa forma, usufruir da experiência de outras pessoas para melhorar a nossa própria experiência.

Colhendo os benefícios da imaginação e os benefícios descritos no tópico anterior já fica mais evidente o quanto isso também contribui para nosso processo criativo, no sentido geral de criatividade, que nos permite compreender bem os problemas a nossa volta e enxergar possíveis soluções. Então, conforme vamos organizando nossas bases de conhecimento e “refinando” a imaginação a nosso favor, consequentemente também vamos “desbloqueando” diversas novas possibilidades de ações em nossas vidas. Por outro lado, a pessoa que não busca novos conhecimentos, seja por meio da leitura ou por outros meios, quase sempre terá uma base de conhecimento mais limitada e menos referências.

Um exemplo disso é, o que muitas pessoas costumam dizer, de que pessoas que leem mais também costumam escrever melhor, justamente porque possuem um vocabulário mais vasto, isto é, um acervo mais amplo para consultar e utilizar em seus textos, favorecendo assim seu processo criativo.

7 – Uso mais produtivo de mídias e redes sociais

Dedicando mais tempo e energia ao processo de leitura, tendemos a dedicar menos tempo para um uso não tão produtivo de mídias e redes e sociais” ou da Internet de uma forma geral, considerando aqui os casos de pessoas que usam apenas como consumidores de conteúdo de pouca ou nenhuma relevância pessoal ou profissional. Nesse aspecto a leitura de livros ou artigos, pode oferecer uma alternativa mais útil e produtiva na obtenção de conhecimento e no melhor uso do tempo.

No meu caso em específico, percebi muitas vezes, que quando eu dedicava mais tempo a leitura dos livros acabava dedicando bem menos tempo aquele uso desnecessário ou excessivo de redes sociais, funcionando como uma espécie de troca inteligente.

Em complemento a esta questão e em oposição ao “uso não produtivo” das mídias sociais e da Internet, podemos colher o benefício de usar os conhecimentos adquiridos no processo de leitura para enriquecer o conteúdo que compartilhamos nas plataformas, no sentido de melhorarmos nossas fontes ou compartilharmos informações mais úteis e relevantes para as pessoas. Como exemplo, estou certo de que várias ideias de conteúdo, que eu ou outras pessoas tem, vem de livros e de outros conteúdos que já consumimos.

8 – Melhoria nas interações e conversas com outras pessoas

Muito alinhado as questões mencionadas no quinto benefício, eu não podia deixar de citar aqui o quão tem sido proveitosas e prazerosas as conversas e interações que tenho tido com outras pessoas em relação ao conteúdo dos livros, principalmente nas conversas e alinhamentos de ideias que tenho tido com minha esposa. Consegue imaginar o quanto isso pode ser importante e produtivo para um casal ou para um grupo de pessoas, alinhados em prol de uma ideia ou um objetivo em comum. A troca de ideias e de conhecimento tende a fluir e todos aprendem muito no processo, podendo melhorar questões como: engajamento, sinergia e colaboração.

9 – Autoconhecimento

Um ponto fundamental para nosso desenvolvimento pessoal é a melhoria contínua de nosso autoconhecimento. Os livros ajudam muito nesse processo, já que trazem diversas ideias, conhecimentos e experiências de outras pessoas ou organizações que podem ou não harmonizar com nosso próprios interesses. Além, é claro, das dicas e sugestões dos próprios autores, que muitas vezes já servem a esse propósito. Com nossa auto observação afiada e refletindo um pouco mais, podemos notar que a própria escolha de livros e autores já pode sinalizar algumas coisas sobre nós mesmos, como nossos gostos, interesses, curiosidades, quais assuntos nos desperta mais ou menos interesse, quais autores, quais personagens ou perfis sentimos mais afinidade, quais linguagens funcionam melhor, quais histórias, quais estilos, etc.

10 – Contribuição social para disseminação de dicas e conhecimento

Por último e talvez um dos mais importantes benefícios é o próprio compartilhamento do conhecimento que obtemos com as leituras e que pode ser amplificado. Os próprios autores processam diversas informações e fontes para produzirem seu conteúdos de uma forma mais estruturada. Cada vez que compartilhamos ideias e conceitos de um autor, por exemplo, também já estamos propagando esse conhecimento, que pode ou não estar mesclado com nosso próprio conhecimento sobre um tema.

Nas plataformas e redes sociais, por exemplo, o que lemos e aprendemos pode facilmente ser utilizado como referência e fonte de inspiração para produção de conteúdo, sejam posts simples ou mesmo cursos e artigos mais complexos. Afinal o conhecimento está em toda a parte não é mesmo? E quanto mais estivermos munidos de boas fontes e boas informações, melhorem serão nossos conteúdos e mais conseguiremos ajudar as pessoas a nossa volta.

Nesse sentido, notei um benefício adicional durante todo o desafio, que foi o meu próprio processo de descrição das resenhas dos livros, que fui disponibilizando aqui no blog e no meu perfil pessoal do Instagram, conforme ia finalizando cada livro. Ao sintetizar ideias dos livros que lia sempre percebia o quão importante foi a leitura e ao mesmo tempo o quanto ainda dava pra explorar sobre os temas. Então, descrever essas sínteses, através da escrita, foi se tornando muito natural pra mim e acabou me ajudando a praticar um pouco mais o ato de escrever, que “andava meio travado”.

Algumas considerações sobre o desafio

Enfim, posso dizer, sem sombra de dúvidas que o desafio contribuiu muito para minha prática de leitura e várias outras coisas, conforme mencionei nos tópicos. Embora eu tenha estabelecido uma quantidade para meu objetivo anual, o que mais importa sempre é a qualidade da sua leitura e do seu aprendizado. Então não importam quantos ou quais livros você leu e irá ler, mas sim a transformação que ele te causa.

Esse foram então alguns dos principais benefícios que percebi com o desafio até o momento. Quem sabe eu ainda não descubra outras questões e benefícios, que eu ainda não havia percebido. Existem grandes chances disso ocorrer, afinal o processo de leitura em si e o conhecimento obtido, quando cultivados, são investimentos de médio e longo prazo.

Nos vemos nos próximos posts (e no próximo desafio – Em breve te conto!)

As ideias estão fervilhando aqui. Conto com seu apoio.

Obrigado e não deixe de dar sua opinião e de compartilhar esse post.

Me conta também se participou deste ou de outro desafio do tipo!

2 thoughts on “10 benefícios da leitura que percebi com o desafio ‘Meta do livro’

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *