Dicas para certificação AZ-204 (Azure Developer Associate)
Como algumas pessoas me perguntaram sobre o exame AZ-204 (Azure Developer Associate), após um post que fiz no LinkedIn e considerando algumas dúvidas que eu tive antes de realizar esse exame, achei pertinente revisar o processo e conferir o que de que de fato me ajudou e o que não funcionou nas etapas de estudo, para melhor contextualizar e compartilhar aqui. Quem sabe assim consigo ajudar mais pessoas e até contribuir um pouquinho no processo de estudo também, afinal outras pessoas também podem estar com esse mesmo tipo de dúvida ou questões ou curiosidade em relação a essa certificação..
Caso esteja se perguntando sobre o motivo de fazer uma certificação, na minha opinião, embora seja um processo trabalhoso, as certificações profissionais podem ser uma ótima opção para quem procura um learning path mais estruturado e fundamentado sobre assuntos técnicos específicos. Na minha opinião, se for um assunto do seu interesse vale muito a pena.
Além do aprendizado proporcionado em si é também uma forma de obter uma validação técnica internacional de uma empresa referência na área.
Confesso que gostaria muito que alguém tivesse me dado essas dicas antes…. Este talvez seja o principal motivo de eu estar escrevendo este post rsrs 😀
O que é a certificação AZ-204?
Para descrever um pouquinho sobre o exame AZ-204, trata-se de uma avaliação de conhecimentos sobre desenvolvimento de soluções para o Azure, ou conforme a descrição, da própria Microsoft, é um exame para avaliar sua capacidade de realizar as seguintes tarefas técnicas:
- Desenvolver soluções de computação do Azure;
- Desenvolver soluções para o armazenamento do Azure;
- Implementar a segurança do Azure;
- Monitorar, solucionar problemas e otimizar soluções do Azure e;
- Conectar-se aos serviços do Azure e a serviços de terceiros e consumi-los.
Em geral, estes são os tópicos que você precisará estudar. O exame vai exigir um conhecimento prévio de desenvolvimento de software e de Cloud Computing. Portanto é importante avaliar seu caso e intenção para saber se este é o melhor exame para você no momento.
Caso opte por fazer, o exame deve ser agendado no próprio site oficial. Atualmente pode ser feito online e de qualquer ambiente que atenda aos requisitos descritos no site.
As questões são todas de múltipla escolha, mas envolvem tanto questões mais simples e diretas sobre conceitos, quanto questões mais elaboradas que exigem análise de situações e de problemas apresentados e estudos de caso. Até onde eu sei, o tempo de duração e o número de questões pode variar. Mas apenas para dar uma noção, costuma ter entre 40 a 60 questões com duração de 90 a 120 min.
A imagem a seguir mostra onde esse exame está posicionado no learning path e recomendação oficial da Microsoft nesta data que escrevo. (Lembre-se de sempre olhar para as datas de atualização das informações no site oficial)
Abaixo segue uma sugestão adicional para quem está iniciando no Azure.
E se meu foco agora não for no desenvolvimento de soluções para Azure e/ou nuvem?
Se sua intenção é ter uma visão mais abrangente sobre o Cloud Computing e/ou Azure e não se tornar um desenvolvedor com foco em Cloud Computing no momento, talvez seja mais interessante pra você focar primeiro na prova AZ-900 (Azure Fundamentals), que tem exatamente esse foco, de trazer um overview de todos os principais conceitos, benefícios e opções da Plataforma. Certamente te ajudará muito no embasamento sobre Azure e Cloud Computing em geral. Embora esse não seja um pré-requisito para fazer o exame AZ-204, também é a recomendação da própria Microsoft, iniciar os estudos e exames por ele, como descrito na imagem acima.
Agora caso você já seja um estudante ou profissional com um certo grau de experiência e queira obter certificações para outros tipos de abordagem de desenvolvimento ou computação em nuvem, a sugestão é procurar a que melhor se encaixa para o seu caso dentre as várias trilhas e opções de exame disponíveis (Ex.: Dados, Infra, DevOps, Segurança, IA, Power Platform/Business, etc.).
Como se preparar para o exame AZ-204?
Não tenho a pretensão de dizer aqui, qual é o melhor método, momento ou opção que funcionará melhor para você em seus estudos… Até porque isso seria impossível não é mesmo. 😀 … Cada caso é um caso. O estudo e o aprendizado é algo muito pessoal, então o máximo que posso fazer aqui é compartilhar o que funcionou para mim e que talvez também possa fazer sentido para você, mesmo que em partes. 😉
Segue abaixo então uma lista de dicas que me ajudaram neste último exame (e no AZ-900 também… o processo foi bem similar).
Segui um caminho bem similar a sequência mostrada abaixo, mas isso não quer dizer que você não possa também criar sua própria sequência. Para fazer as revisões isso será, inclusive, necessário.
#1 – Roteiros e laboratórios do Microsoft Learn (Docs da Microsoft)
A primeira dica é a que a própria Microsoft recomenda no site do exame, o Microsoft Learn, que é o atual site de documentação oficial para todas as tecnologias da Microsoft e relacionadas. Eles tem reformulado e organizado bem os conteúdos por tópicos e roteiros que além da descrição principal, contém diversos exemplos, conceitos, design patterns relacionados ao assunto em questão e vários laboratórios para guiar a prática e demonstrações referentes ao assunto ou tecnologia em questão.
Para o exame AZ-204, existem vários roteiros recomendados, que ficam logo abaixo das informações principais do exame. Pode acessar pesquisando pelo próprio exame ou direto pelo link a seguir:
https://docs.microsoft.com/pt-br/learn/certifications/exams/az-204
#2 – Simulados do exame
Apesar da documentação oficial ter roteiros “aparentemente” completos sobre o conteúdo que cai na prova, no exame são apresentados diversos cenários práticos, questões e estudos de casos que combinam conceitos e situações similares a casos reais, que muitas vezes não estão presentes nesses roteiros.
Então a dica é encontrar e fazer vários simulados deste exame. O importante aqui é conferir se eles estão atualizados e se contém as respostas com explicações. Também é interessantes fazer vários deles e se possível repetir o processo, pois assim você estará assimilando um número maior de questões e respostas.
Nos últimos estudos de certificação tenho percebido que dedicar um tempo maior as perguntas e respostas tem ajudado bastante, mas claro apenas responder as questões sem revisar os pontos que errou não será tão eficiente. Então o “pulo do gato” talvez seja usar as questões como uma forma de identificar onde estão os gaps, através das questões que você errou.
Pode ter certeza que estudar um pouco mais as questões que você errou e também as que não ficaram tão claras vai valer a pena.
Para ajudar ainda mais nesta etapa, pode ser interessante fazer algum tipo de controle da sua evolução nos simulados. Pode ser bem simples, pois a ideia é apenas te ajudar a enxergar como está sua evolução em uma visão mais macro. Para exemplificar segue uma tabela de controle com valores fictícios similar a que usei:
Simulado | Tentativa 1 | Revisão 1 | Tentativa 2 | Revisão 2 | Tentativa 2 | (…) |
Simulado 1 | 54% (reprovado) | OK | 65% (reprovado) | OK | 76% (aprovado) | |
Simulado 2 | 74% (aprovado) | OK | 85% (aprovado) | |||
Simulado 3 | 75% (aprovado) | OK | 87% (aprovado) |
Neste exemplo, considero que a aprovação é medida a partir da porcentagem maior ou igual (>=) a 70%, que seria mais ou menos equivalente . Note que assim você lembrará facilmente em qual simulado você não seria aprovado. Perceba também que com a visão de qual simulado você não foi tão bem, fica bem mas fácil de saber onde direcionar seus próximos estudos ou revisões.
Para esse exame em específico, segue o link de um pacote de simulados que utilizei.
https://www.udemy.com/course/az-204-practice-tests/
#3 – Cursos complementares
Para este exame não fiz nenhum curso adicional, segui apenas os conteúdos que mencionei até aqui, mas você pode julgar interessante ou necessário fazer cursos adicionais também. E se achar que isso vai também vai te ajudar, não tenha dúvida, vá em frente. Quanto mais conhecimento e fontes de conhecimento confiáveis, melhor.
Também existem algumas recomendações de cursos oficiais da Microsoft ou de parceiros, mas como não utilizei essa opção dessa vez, prefiro não mencionar exemplos específicos. Mas basta pesquisar em parceiros oficiais ou plataformas de curso conhecidas que certamente terá muitas opções.
#4 – Revisões com anotações
Revisar obviamente é fundamental para qualquer tipo de estudo, principalmente quando os pontos não estiverem claros o suficiente. Portanto é importante que sejam definidas as formas como você irá revisar o conteúdo.
Existem várias formas conhecidas, por exemplo, anotações escritas, flash cards, mapas mentais, etc. Tenho minhas preferidas, mas gosto de explorar novas de acordo com o que estou estudando no momento. De modo geral, algo que sempre funciona muito pra mim é ter minhas próprias anotações sobre um assunto. Elas acabam servindo para reforçar conceitos e depois também para fazer as revisões necessárias (Às vezes serve como revisão da revisão rsrs :D). Para auxiliar com as anotações uso o aplicativo One Note, que vem no próprio Windows 10+ ou Microsoft Office. Gosto de usá-lo porque facilita muito a organização das informações em seções ou subseções, que você pode inclusive usar para dividir os tópicos, e ainda utilizar marcadores de texto com cores variadas, formas, imagens, etc., Para quem não conhece ele é bem similar as demais ferramentas da suíte Office ou até outras ferramentas populares como o Evernote ou o Notion por exemplo. Escolha aquela que você se adaptar melhor.
Não subestime esta etapa, é tão importante quanto as outras, talvez até a mais importante. Não desanime se não entender os conceitos de imediato. Persista! 😉
Outro ponto importante sobre a revisão e sobre os estudos geral é não “ficar preso” apenas em decorar ou memorizar termos. Embora alguns conceitos, de fato, sejam importante de memorizarmos para exames como esse, a real compreensão dos conceitos e cenários é fundamental, tanto para o exame quanto para o dia a dia.
#5 – (Re)Planejamento de estudos
Por último, mas não menos importante é o planejamento dos estudos. Não me considero uma pessoa exemplar em relação ao planejamento de estudos, mas algo que percebi, em meus estudos na prática é que a falta de um planejamento, mesmo que seja um plano básico, dificulta muito o processo. Pois sem uma visão e direção, fica mais difícil traçar estratégias para revisar, reforçar e também fazer as quaisquer medições. Então o ponto é não deixar de fazer um planejamento de tempo e dos assuntos, para avançar em tópicos, simulados ou revisões. Se for necessário faça um replanejamento ou recomece uma etapa sempre que necessário.
O planejamento também irá depender da sua disposição, disponibilidade e urgência mas para não “fritar” e estudar muita coisa de uma vez (erro que cometi parcialmente desta última vez), sugiro que você defina os blocos de tempos de estudo de forma mais espaçada e ir fazendo aos poucos e ao longo dos dias e semanas. Não deixe acumular muita coisa para um momento muito curto de tempo, pois ficará mais difícil se organizar e também você irá se desgastar muito mais rápido. Programe-se! 😉
Certamente irei considerar todos estes pontos nos novos exames ou avaliações que eu for realizar.
Considerações, feedback e sugestões
Enfim, essas foram apenas algumas sugestões, caso queira compartilhar mais alguma, fique a vontade. Afinal as trocas de informações e experiências são sempre muito ricas e importantes, até mesmo em relação aos nossos processos de estudo, não é mesmo?
Vamos lembrar também que, independente da forma de estudo ou avaliação, o mais importante é a construção de conhecimento. 😉
Thanks for reading! 😀
Dicas para certificação AZ-204 (Azure Developer Associate)
Olá João Paulo, tudo bem!
Li seu blog e achei muito legal.
Vou iniciar estudos para essa certificação e minha preocupação é o planejamento principalmente quanto tempo para ter um aprendizado legal e realizar a prova. Claro, isso também vai de pessoa para pessoa, de conhecimentos que já possui e por aí a fora.
Trabalho o dia inteiro e as vezes até mais tarde.
Lembra Aproximadamente quantas horas estudou, quantas semanas/meses de estudo que usou? Apenas para uma referência/noção e que me ajude a traçar uma meta/planejamento.
Fiz a certificação da AZ-900 e agora tenho a 204 como foco.
Desde já muito obrigado.
Sandro
Olá Sandro, blz? Obrigado pela mensagem e feedback. Desculpa a demora para responder, tive alguns problemas para visualizar e responder mensagens do blog antes, mas já resolvendo aqui e espero ainda conseguir ajudar…
Realmente o tempo de estudo é muito relativo de pessoa para pessoa e conforme o momento da pessoa, tempo disponível, desgaste/cansaço do trabalho ou projetos atuais. Tudo isso acaba influenciando mesmo.
No meu caso, para o exame AZ-204 eu lembro que dediquei algo em torno de 2 a 3 semanas e nas 2 semanas que antecederam o exame com muito mais intensidade. Na ocasião também aproveitei uma folga de 1 semana que tive, o que ajudou a encurtar esse tempo.
Já quando fiz o exame AZ-900, embora eu não lembre exatamente o tempo gasto, lembro que foram estudos mais espaçados e com dedicação noturna e nos finais de semana, similar ao seu caso. Acredito que foi algo em torno de 3 meses de preparação.
Portanto, na média, arrisco dizer que seria bom reservar pelo menos 1 mês com maior dedicação aos estudos do exame AZ-204. Isso considerando que você já tenha um conhecimento prévio em Azure (ou que já estudou para a AZ-900) e também se dedicado de forma similar as atividades de estudo descritas nesse post (teoria, laboratórios, questionários, etc.).